terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Projeto: Cultura Afro-Brasileira nas Escolas Municipais de Baixo Guandu/ES



Na última sexta-feira (18/11/2011) na Escola Professor José Nunes foram apresentados os produtos do projeto cultura afro-brasileira. Projeto voltado para tratar da importância e valorização da cultura negra na sociedade brasileira.

Os alunos orientados pelos professores trabalharam na confecção de cartazes, desenhos de observação, textos, apresentação de danças, tudo relacionado ao afro e as sua influência na nossa cultura.



Todo o material confeccionado pelos alunos foi exposto nos murais de exibição da escola, para que todos pudessem ver e refletir sobre como o negro é importante dentro da nossa cultura e sociedade.

A valorização do negro e o combate ao preconceito racial também foi um ponto muito importante e falado na apresentação deste projeto. Atividades para demonstrar que a cor da pele não pode influenciar na socialização de pessoas, e também na construção de amizades entre as crianças da escola, pode ser notado no produto apresentado pelas turmas do PRÉ I A e 1º Ano B.



Podemos perceber as mãos em diversas cores, não só a cor negra, mas também a branca e amarela, todas juntas, formando algo que lembre a união das raças, desse modo, de uma forma sutil ensinado a todos que não existe motivo para excluirmos um grupo de pessoas independentemente qual for à cor de sua pele, tipo de cabelo, tamanho, ou modo de falar.



Fechando a apresentação dos produtos do projeto cultura afro-brasileira do turno matutino, os alunos do 2º Ano A, apresentaram a peça Menina Bonita do Laço de Fita, baseada no livro de Ana Maria Machado. Essa história fala sobre um coelho branco que se apaixona por uma menina morena bonita, e termina com o coelho encontrando uma coelha morena. Como não podia ser diferente, todos os alunos estavam caracterizados conforme os personagens da historinha.

Postado por: Marinete Dettoni Gobbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário