quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

MÓDULO 3- Políticas Públicas e Raça - UNIDADE 1- A construção histórica da idéia de raça

Principais conceitos apresentados na unidade:

Raça- termo social, político, ideológico utilizado para se identificar a prática do racismo, pois do ponto de vista biológico, científico não existem várias raças humanas, mas apenas uma, a raça humana.

Etnocentrismo- pensamento pelo qual acredita-se que as categorias, normas e valores da própria cultura ou sociedade é melhor e aplicáveis a outra, ou seja, só o “meu” modo de viver é o correto e os outros têm que se render a mim e passar a viver a minha maneira pois o seu “modo” é errado.

Racismo- crença em que haja mais de uma raça humana e que essas raças sejam diferentes e uma superior a outra, baseando-se em diferenças biológicas dos seres humanos, como cor da pele por exemplo.

Racialismo- Ciências que tentam comprovar que a raça humana está subdividida em outras raças e algumas dessas “raças” são superiores a outras.

Antirracismo- Ações, movimentos e políticas que visam combater o racismo, a discriminação contra os diversos grupos humanos, objetivando uma sociedade igualitária onde as pessoas não sofram preconceitos por causa de origem étnica.

Colonialismo- Política pela qual uma nação domina outra nação ou território econômica, política e culturalmente.

Nazismo- ideologia alemã do Partido Nacional Socialista que afirmava a superioridade biológica da raça ariana e por isso a necessidade de reprimir as raças inferiores, tais como os judeus, eslavos, ciganos e negros.

Apartheid- separação - foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram limitados pelo governo formado pela minoria branca, a legislação dividia os habitantes em grupos raciais, segregando as áreas residenciais, muitas vezes através de remoções forçadas, havia diferenças entre o serviço de saúde e de educação e outros serviços públicos, fornecendo aos negros serviços inferiores aos dos brancos.

Racismo Científico- sinônimo de racialismo, conjunto de ciências que tentam comprovar a existência de raças humanas e a superioridade desta ou daquela raça.

Xenofobia- Aversão a quem é estrangeiro, ódio a quem é de outro país. Por exemplo, brasileiros não gostam de argentinos.

Iluminismo- foi um movimento cultural da elite de intelectuais do século XVIII na Europa, que pregava o poder da razão, com intenção de reformar a sociedade, foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado.

Direito natural- idéia de que a pessoa tem direitos que não podem ser negados, dados pela sua própria natureza humana, aqueles que adquirimos ao nascer.

Indivíduo- Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade, o indivíduo e a sociedade, sujeito dotado de razão e autonomia de pensamento e ação que o afasta das visões religiosas e tradicionais, as quais o ligavam a Deus e à comunidade.

Relativismo- Atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar.

Universalismo- é uma tendência para buscar no particular conclusões generalizantes

Racismo antissemita- Ódio, horror, aversão aos judeus

determinismo hereditário- lei que buscava diferenciar brancos/as dos não-brancos/as por meio da genealogia e não da aparência. A presença de um ancestral negro/a ou indígena classificava uma pessoa como negra ou indígena, dando-lhe uma cidadania de segunda classe.

Monogenismo- teoria que afirma que todas as raças/etnias humanas são provenientes de um único tipo primitivo.

Poligenistas- teoria do poligenismo, segundo essa hipótese a origem da humanidade se deu a partir de vários lugares de forma isolada, dando origem a várias subespécies humanas.

Predestinação- O que já é destinado desde sempre, antes de acontecer já estava determinado, um destino pré definido.

Mestiçagem- Mistura, cruzamento entre diferentes grupos humanos, etnias “raças”, por exemplo, filho de um negro com um indígena, ou um branco com um negro. Todos nós brasileiros somos mestiços pois temos em nosso DNA o sangue tanto do europeu, do indígena, do negro dentre outros.

Cultura- São as manifestações humanas expressas através das artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser, sentir, pensar e agir. Todo povo tem sua cultura, não se pode dizer que uma cultura ou um tipo de cultura é melhor ou superior ao outro, não se mede a importância da cultura de um povo, toda expressão humana é importante independente de qualquer outra coisa.

Aculturação- Um exemplo é o Brasil que adquiriu traços da cultura de Portugal, da África, que juntamente com a cultura indígena formou-se a cultura brasileira. são as mudanças que podem acontecer em uma sociedade diante de sua fusão com elementos culturais externos, geralmente por meio de dominação política, militar e territorial também pode ser a interação social que resulta do contato entre duas ou mais culturas, e não apenas da sobreposição de uma cultura a outra, ou ainda quando duas ou mais culturas diferentes ou parecidas são absorvidas umas pelas outras, formando uma nova cultura diferente. Além disso, aculturação pode ser também entendida como a absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida.

Etnia- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais, etnia compreende os fatores culturais, como a religião, a língua, hábitos gastronômicos, hábitos no vestuário, outras tradições, entre outras coisas.

Darwinismo social- baseado na Teoria de Darwin sobre a evolução das espécies que foi utilizada por Spencer para classificar as sociedades humanas em atrasadas e avançadas, primitivas e modernas, bárbaras e civilizadas, os darwinistas social defendiam a tese de que existiam raças superiores e inferiores, esse pensamento foi muito utilizado pelos governos europeus para explicar seus domínios na Ásia e na África no período do imperialismo, o que fez com que houvesse um aumento do preconceito contra os povos desses continentes, tidos como inferiores.

Antropologia evolucionista- É o mesmo que Darwinismo Social, que considerava a sociedade europeia da época como o auge de um processo evolucionário, em que as sociedades aborígines eram tidas como os mais primitivos. Para eles, os europeus eram “civilizados” e esta visão servia para classificar, julgar e, posteriormente, justificar o domínio de outros povos.

Antropologia funcionalista- segundo ela há um paralelo entre as sociedades humanas e os organismos biológicos porque nos dois casos a harmonia dependeria da inter-dependência funcional das partes. As funções eram analisadas como obrigações, nas relações sociais. A função sustentaria a estrutura social, permitindo a coesão, fundamental, dentro de um sistema de relações sociais.

Método etnográfico – se traduz como sendo o olhar do conquistador sobre o conquistado, ou seja, os intelectuais de origem européias querendo conhecer os diferentes povos do nome mundo, conquistado, faziam suas observações relatando sua história, cultura, padrões morais e civilizações.

Determinismo racial- Para o determinismo racial, existe uma raça superior, a branca, e raças inferiores, as não brancas. O ser humano é visto como produto de três fatores: meio ambiente raça e momento histórico. Segundo o determinismo racial é a “raça” quem determina as escolhas, as características morais e intelectuais, ou seja, os não brancos já teriam uma predisposição ao “mal”.

Antropologia social- A Antropologia Social tem como embasamento o estudo das relações e dos sistemas sociais que são próprios das diversas sociedades humanas. Esta classe de investigação se ocupa de comparar sistemas sociais no tempo e no espaço com a finalidade de verificar sua estrutura e os caracteres que distinguem cada forma de comportamento. Neste sentido, um dos fins principais da Antropologia Social é saber por que e como os homens se comportam de modo diferente segundo as sociedades em que vivem.

Descolonização- é o processo pelo qual uma ou várias colônias adquirem ou recuperam a sua independência, geralmente por acordo entre a potência colonial e um partido político, ou coligação, ou movimento de libertação.

Pan-africanismo- é uma ideologia que propõe a união de todos os povos da África como forma de fortalecer o continente internacilnalmente e promover a defesa dos direitos do povo africano e da unidade do continente africano em um único Estado soberano, para todos os africanos, tanto na Áfricaquanto para os espalhados pelo resto do mundo.

Negritude- uma ideologia de valorização da cultura negra em países africanos ou com populações afro-descendentes expressivas que foram vítimas da opressão colonialista.

Sionismo negro- Propõe assim com no movimento internacional judeu que resultou na criação do Estado de Israel, a criação também a criação de um estado negro na África, reabilitar as civilizações africanas, restaurar a dignidade dos negros e estimular a volta ao continente africano.

Postado por Jane Ribeiro Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário