quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

MÓDULO 3- Políticas Públicas e Raça - UNIDADE 2- O percurso do conceito de raça no campo de relações raciais no Brasil

Principais conceitos apresentados na unidade:

Democracia racial- igualdade e convivência pacífica entre os grupos raciais, era imagem que o Brasil passava ao exterior, “vendia” a imagem de um território onde não havia tensões entre grupos raciais.

Antropometria lombrosiana – é a teoria da relação entre as características físicas de um indivíduo e sua habilidade mental e disposições morais, desenvolvida pelo médico italiano Cesare Lombroso (1835-1909), segundo ele um homem criminoso teria mandíbulas grandes, pele escura, testa pequena e estreita entre outras características que nos remetem ao ser humano negro.

Lamarkismo – teoria evolucionista que se baseada em duas questões, que os seres humanos estão na direção da perfeição, partindo dos seres menos desenvolvidos aos mais desenvolvidos, segundo Chevalier de Lamarck, no processo reprodutivo ao longo do tempo, os indivíduos perdem as características desnecessárias e desenvolvem as que aproveitam.

Mestiços/as- utilizado para nomear descendentes de duas ou mais etnias ou raças. Mistura, cruzamento entre diferentes grupos humanos, etnias “raças”, por exemplo, filho de um negro com um indígena, ou um branco com um negro. Todos nós brasileiros somos mestiços pois temos em nosso DNA o sangue tanto do europeu, do indígena, do negro dentre outros.

Socialismo – princípios que pregam a reorganização social através da estatização dos bens e dos meios de produção, e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades para todos, fase de transição do capitalismo para o comunismo.

Racismo científico- Ciências que tentam comprovar que a raça humana está subdividida em outras raças e algumas dessas “raças” são superiores a outras.

Racismo retroativo- o não admitir ser racista, pessoas diziam que conheciam pessoas racistas mas nunca se admitiam racistas.

Racismo cordial- preconceito velado, escondido, não admitido, exposto através de piadas, brincadeiras maldosas utilizando-se da idéia de superioridade do branco sobre o negro. Por exemplo, a frase: “ ele é um negro de alma branca” para se referir a uma pessoa negra competente ou generosa, como se quisesse justificar a competência ou generosidade ou outra qualidade pela “alma branca”.
Identidade- características próprias e exclusivas pelas quais se diferenciam pessoas, animais, plantas e objetos uns dos outros, é necessário existir o outro e suas particularidades para que se possa definir por comparação e diferença as características com as quais me identifico.

Ideal de embranquecimento- ideia de desvalorização das características físicas negras e a valorização de características brancas, seria uma tentativa de “melhorar” a “raça” através dos casamentos entre negros e brancos, descendentes africanos e imigrantes europeu vindos para o Brasil substituir a mão de obra escrava africana, seria uma solução hipotética para o problema racial brasileiro através da eliminação do negro que seria assimilado pela população branca, onde a miscigenação era um processo de extinção das características negras nas pessoas.
Nação- grupos de pessoas, em geral da mesma etnia, que fala a mesma língua, com mesmos costumes, hábitos, tradições, religião, consciência nacional. É o vínculo que une estas pessoas , determinando entre elas o ideal de vida coletiva mas cada um com vida própria, interesses e necessidades particulares.

Mestiço como símbolo nacional- incorporação, apropriação dos elementos afro-brasileiros, no contexto nacional, por exemplo, a feijoada hoje é um prato nacional, o samba também foi apropriado e transformado em símbolo nacional.
Preconceito de classe ou de cor- por exemplo, quando um negro e um branco apresentam a mesma posição social, verificaremos racismo, principalmente se os dois forem concorrer para uma mesma função dentro de uma empresa, pois o branco terá muito mais chances de ficar com a vaga, pelo quesito boa aparência. Se formos comparar o “prestígio social” de um negro rico e um branco pobre, nota-se maior vantagem para o negro, o que comprova que não é apenas o fator “raça” que é importante para a aceitação de um indivíduo perante a sociedade, a situação econômica também é tão importantes quanto à origem étnica para se ter status no Brasil.

Postado por Jane Ribeiro Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário