quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mulheres Negras em Movimento

Movimento Feminino Negro de Baixo Guandu

Objetivo da ação:

Criar uma Organização Negra Feminina em Baixo Guandu. A criação do movimento feminino negro guanduense tem como objetivo a luta contra o racismo e o sexismo, a valorização e a promoção das mulheres negras, o incentivo e fortalecimento da organização e o protagonismo das mulheres negras, por meio da formação político-social, do empoderamento e da projeção dessas mulheres na sociedade, debatendo temas como inserção da mulher negra no mercado de trabalho, cotas universitárias, moda e beleza negra.
As atividades realizadas visarão evidenciar as contribuições negras para a formação de nossa história, realização de palestras em escolas conscientizando alunos e demais espectadores sobre a riqueza da cultura africana bem como suas contribuições em nossa história, com isso evitando também o desenvolvimento do auto-preconceito em crianças negras, ou seja, da inferiorização destas perante a sociedade.
Oferecendo também às suas associadas ofcinas de estética valorizando a beleza negra com cursos profissionalizantes voltados para a geração de renda.
Essa organização atuará no processo de formação de mulheres negras a respeito de seus direitos, além de promover atividades de denúncia da discriminação racial e da violência contra a mulher e a defesa dos direitos humanos.

Justificativa:
Tendo em vista que a mulher negra sempre necessitou estar inserida na luta por melhores condições de existência, faz-se necessário a implantação do Movimento Feminino Negro, pois essa inserção se deu através de diversas formas de organização, como o Movimento Feminista e Movimento Negro, porém o movimento feminista não acolhe as questões postas pelas mulheres negras, motivando-as para uma ação política organizativa específica em decorrência da insuficiência com que são tratadas as suas especificidades dentro do movimento feminista. Assim também em relação ao movimento negro, posto que em um estão os desdobramentos de gênero e no outro não são enfatizadas as questões raciais.
A origem branca e ocidental do feminismo estabeleceu sua supremacia no equilíbrio das diferenças de gênero e tem determinado que as mulheres não brancas e pobres, de todas as partes do mundo, lutem para integrar em seu ideário as especificidades raciais, étnicas, culturais, religiosas e de classe social.
O Movimento Feminino Negro aqui proposto surge então, como forma de assegurar que as conquistas no campo racial não sejam inviabilizadas pelas persistências das desigualdades de gênero, e para que as conquistas dos movimentos feministas não privilegiem apenas as mulheres brancas.
Desta forma, o combate ao racismo empreendido pelas mulheres negras abrange também a busca por uma real inserção social nos movimentos existentes, passa a questionar as desigualdades existentes entre brancas e negras, se posiciona contrário ao discurso machista, bem como, ao discurso de caráter universalista de cidadania, que deveria contemplá-las, mas que não passava de um mito.
A criação desse Movimento Negro Feminino é mais um instrumento de luta das mulheres negras contra o racismo e suas manifestações através do preconceito e da discriminação racial e contra as contradições presentes na relação entre os gêneros, é mais uma atitude de busca de igualdade de direitos das mulheres negras.

Descrição da ação:
Será criado em baixo guandu o Movimento Feminino Negro, pois a cidade apesar de contar com Movimento Feminino e Movimento Negro, estes não atendem as especificidades das mulheres negras guanduenses.
Em um local – galpão, casa – cedido pela prefeitura da cidade se iniciarão as atividades de implantação, onde serão estipulados e documentados os coordenadores, metas, atividades a serem desenvolvidas, gastos iniciais necessários e proveniência desses custos, enfim será feito todo o planejamento do Movimento. Depois de planejado terão início as atividades oferecidas e a associação das primeiras mulheres membros do movimento.
Para seu financiamento, o Movimento contará com o local cedido pela prefeitura, mais ajuda de custo para compra de materiais, os trabalhos serão voluntários e o Movimento contará com doações das associadas e de outros meios, tais como empresas voluntárias ou mesmo qualquer outra pessoa ou entidade que esteja disposta a ajudar.
As atividades realizadas visarão evidenciar as contribuições negras para a formação de nossa história, realização de palestras em escolas conscientizando alunos e demais espectadores sobre a riqueza da cultura africana bem como suas contribuições em nossa história, com isso evitando também o desenvolvimento do auto-preconceito em crianças negras, ou seja, da inferiorização destas perante a sociedade.
Oferecendo também às suas associadas ofcinas de estética valorizando a beleza negra e cursos profissionalizantes voltados para a geração de renda.
Essa organização atuará no processo de formação de mulheres negras a respeito de seus direitos, além de promover atividades de denúncia da discriminação racial e da violência contra a mulher e defesa dos direitos humanos.

Cronograma
Para planejamento: 6 meses são necessários para o planejamento, a inserção das primeiras associadas.

Para execução: Mais 6 meses para capacitação das associadas, eleição de líderes do Movimento, definição de parâmetros de trabalho, aquisição de material a ser utilizados para ministração dos cursos, montagem, decoração, adequação do espaço a ser utilizado para reuniões, discussões, atendimentos e cursos.

A partir daí, da montagem do Movimento e a partir do momento em que essa organização estiver pronta, funcionando, não haverá um período de tempo para funcionamento, por exemplo, 1 ano de cursos, palestras, atendimentos, trabalhos, ou 2 anos, o Movimento Feminino Negro terá suas atividades ativas e constantes, até o momento que se julgar necessário para o alcance de seu objetivo.

População beneficiada:
Mulheres negras guanduenses.

Postado por: GPPGeR GRUPO 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário