quinta-feira, 4 de agosto de 2011

De forma irônica, Alcione critica violência contra a mulher

A cantora Alcione, a “Marrom”, em seu disco De Tudo Que Eu Gosto lançou a música Maria da Penha, em que ataca, de forma bem humorada, a violência contra a mulher.
Alcione comentou, em entrevista, que pediu aos compositores amigos para que fizessem uma música que falasse sobre essa onda de violência contra a mulher. Para artista, acabaram fazendo uma música muito chorosa, que nada tinha a ver com ela. “Parecia que eu estava pedindo desculpas ao agressor”, brincou.
Então, segundo Alcione, o compositor Paulinho Rezende enviou a letra de Maria da Penha, que faz referência à lei que pune com prisão os agressores de mulheres, que fala do assunto de uma forma irônica e que retrata uma mulher que reage à violência com força e determinação.
Analise a letra da música, deixe seu comentário, sua opinião sobre o assunto.





Maria da Penha
Alcione
Composição: Paulinho Resende e Evandro Lima


Comigo não, violão
Na cara que mamãe beijou
Zé Ruela nenhum bota a mão
Se tentar me bater
Vai se arrepender
Eu tenho cabelo na venta
E o que venta lá, venta cá
Sou brasileira, guerreira
Não tô de bobeira
Não pague pra ver
Porque vai ficar quente a chapa
Você não vai ter sossego na vida, seu moço
Se me der um tapa
Da dona "Maria da Penha"
Você não escapa
O bicho pegou, não tem mais a banca


De dar cesta básica, amor
Vacilou, tá na tranca
Respeito, afinal,é bom e eu gosto
Saia do meu pé
Ou eu te mando a lei na lata, seu mané
Bater em mulher é onda de otário
Não gosta do artigo, meu bem
Sai logo do armário
Não vem que eu não sou
Mulher de ficar escutando esculacho
Aqui o buraco é mais embaixo
A nossa paixão já foi tarde
Cantou pra subir, Deus a tenha
Se der mais um passo
Eu te passo a "Maria da Penha"
Você quer voltar pro meu mundo
Mas eu já troquei minha senha
Dá linha, malandro
Que eu te mando a "Maria da Penha"
Não quer se dar mal, se contenha
Sou fogo onde você é lenha
Não manda o seu casco
Que eu te tasco a "Maria da Penha"
Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha
Vai dar com a cara
Bem na mão da "Maria da Penha"

Fontes: http://letras.terra.com.br/alcione/1092644/ http://colunas.imirante.com/platb/pedrosobrinho/2007/08/27/de-forma-ironica-alcione-critica-violencia-contra-a-mulher/

Nenhum comentário:

Postar um comentário