No dia 25 de agosto de 2011 foi realizada a III Conferência Municipal de Políticas Para as Mulheres, no município de Baixo Guandu/ES. Com um público entorno de cinqüenta pessoas foram criadas várias propostas que serão levadas à Conferência Estadual, a ser realizada nos dia 03, 04 e 05 de novembro de 2011. A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher CMDDM/BG e pela Secretaria de Ação Social do município.
Os eixos temáticos de trabalho foram:
I - Análise da realidade Nacional, Estadual e Municipal social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero;
II - Avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e definição de prioridades, e;
III - Análise e aprovação da plataforma de políticas para as mulheres visando à construção do Plano Municipal de Políticas para as mulheres.
Os temas desse curso foram contemplados na conferência, pois o trabalho foi em cima do II Plano Nacional de Políticas Para as Mulheres:
I - AUTONOMIA ECONÔMICA E IGUALDADE NO MUNDO DO TRABALHO, COM INCLUSÃO SOCIAL;
II - EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NÃO-SEXISTA, NÃO-RACISTA, NÃO-HOMOFÓBICA E NÃO-LESBOFÓBICA;
III - SAÚDE DAS MULHERES, DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS;
IV - ENFRENTAMENTO DE TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES;
V - PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NOS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO;
VI - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO MEIO RURAL,
NA CIDADE E NA FLORESTA, COM GARANTIA DE JUSTIÇA AMBIENTAL, SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR;
VII - DIREITO A TERRA, MORADIA DIGNA E INFRA-ESTRUTURA SOCIAL NOS MEIOS RURAL E URBANO, CONSIDERANDO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS;
VIII - CULTURA, COMUNICAÇÃO E MÍDIA IGUALITÁRIAS, DEMOCRÁTICAS E NÃO DISCRIMINATÓRIAS;
IX - ENFRENTAMENTO DO RACISMO, SEXISMO E LESBOFOBIA;
X - ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES GERACIONAIS QUE ATINGEM AS MULHERES, COM ESPECIAL ATENÇÃO ÀS JOVENS E IDOSAS;
XI - GESTÃO E MONITORAMENTO DO PLANO.
FOTOS DOS GRUPOS DE TRABALHO DOS EIXOS ELABORANDO AS PROPOSTAS.
As palestrantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher mostraram dados estatísticos a respeito da realidade nacional e estadual em relação às mulheres, e vídeos de movimentos de mulheres foram exibidos pelo CMDDM/BG para a motivação das mesmas, a Marcha das Mulheres em 2010 e a Marcha das Margaridas em 2011.
O evento contou com a participação de algumas das pós-graduandas do curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPeR da UFES, representantes do poder público do município de Baixo Guandu/ES.
Nessa Conferência Municipal conseguimos sistematizar a realidade guanduense, focar nos principais retrocessos, avanços e desafios a serem alcançados. Esperamos que na Conferência Estadual propostas em nível do estado do Espírito Santo sejam contempladas na Conferência Nacional, e se traduza em políticas públicas focalizadas que sejam suficientes e abrangentes para todas as mulheres brasileiras, gerando assim benefícios não só para nós mulheres, mas para toda a sociedade brasileira.
POR KÉSIA KARLA PAIVA SILVA
PRESIDENTE DO CMDDM/BG
Nenhum comentário:
Postar um comentário