Alguns conceitos trabalhados no módulo 2, pertinentes ao tema do blog:
Patriarcado- o uso desse termo pelos movimentos de mulheres está ligado a qualquer tipo de subordinação da mulher ao homem.
Violência simbólica- É aquela que se apresenta na maneira de se organizar socialmente, na linguagem, no comportamento, na cultura que traz a figura do homem sempre superior a da mulher, estando esta sempre em uma posição subalterna a ele.
Movimentos de mulheres- luta, mobilização feminina em prol de seus direitos, de uma equidade de gênero, onde a mulher estivesse no mesmo patamar que o homem e não subordinada a ele.
Declaração dos direitos da Mulher e da cidadã- Documento lançado 1791 em reação a outro documento: a declaração dos direitos do homem e do cidadão, que tinha como sujeitos apenas os homens. A declaração dos direitos da mulher e da cidadã afirmava e equidade entre homens e mulheres além de tratar de necessidades específicas das mulheres, sua autora, Olympe de Gouges, acabou executada em 1793 durante a Revolução Francesa.
Racismo- crença em que haja mais de uma raça humana e que essas raças sejam diferentes e uma superior a outra, baseando-se em diferenças biológicas dos seres humanos, como cor da pele por exemplo.
Sexismo- idéia de que um gênero é superior ao outro.
Afrodescendentes- termo que substitui a palavra preto ou negro, consideradas pejorativas ao se referirem a pessoas que têm a pele escura.
Branquitude- refere-se a uma hegemonia branca, superioridade, projeção do branco sobre o negro.
Trabalhadoras do sexo- mulheres que prestam serviços sexuais em troca de dinheiro, que usam seu corpo como instrumento de trabalho.
Feminismo- movimento social, filosófico e político que tem como objetivodireitos iguais, uma relação de gênero livre de padrões opressores baseados em normas de gênero e luta pelso direitos das mulheres e seus interesses.
Gênero- ao contrário de sexo que é natural, se nasce do sexo feminino ou masculino, gênero está ligado a um processo cultural, social é como se fosse a “desnaturalização” do sexo, gênero é uma construção social, por exemplo, não se nasce mulher, torna-se mulher.
Assimetria de gênero- diferenças, disparidades entre o poder do homem e poder da mulher, distinções entre os sexos onde sempre predomina uma supremacia masculina.
Exclusão simbólica- Caracterizada pela presença minoritária de mulheres negras nas mídias e quando aparecem estão sempre em posições subalternas, como empregadas domésticas, dançarinas, “mulatas gostosas”.
Homofobia – homo- igual, análogo, fobia – medo, aversão, ou seja, esse termo é usado para se referir ao desprezo e ao ódio às pessoas com orientação sexual que não seja a heterossexual
Raça – termo social, político, ideológico utilizado para se identificar a prática do racismo, pois do ponto de vista biológico, científico não existem várias raças humanas, mas apenas uma, a raça humana.
-Empoderamento das mulheres –
Autonomia feminina, resgate de sua dignidade, liberdade para decidirem sobre suas vidas, corpos, elas ganhando poder na sociedade, na política e em seu ambiente doméstico onde quem exerce o poder é o homem: “patriarca” detentor do poder.
-Hiato de gênero – é a separação, disparidade desequilíbrio entre homens e
mulheres em determinado aspecto ou contexto pendendo a predominância masculina, ou seja a diferença entre, por exemplo níveis de escolaridade, antes os homens tinham maior nível de escolaridade agora houve uma inversão no hiato de gênero, as mulheres estão estudando mais
Por : Jane Ribeiro Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário